Pesquisar este blog

domingo, 21 de novembro de 2010

Gerenciamento = Liderança ?

Gerenciamento = Liderança ?

Gerenciamento => autoridade é delegada, existe um mandato, com uma duração definida. Existem processos de cassação do mandato do Gerente por não representar mais os INTERESSES dos mandatários (impechment de representantes estatais, demissão de representantes privados).

    Mecanismos de delegação de autoridade à Gerentes:

·         Democraticamente (eleitores, representando o Povo, proprietário dos recursos do Estado - estatais) ou

·         Patrimonialmente (acionistas, proprietários dos recursos da Empresa - privados)

Liderança => autoridade é reconhecida pelos Liderados, sem delegação de uma instância validadora (exemplos: voto, assembléia de acionistas). Não existe um mandato. A duração da Liderança corresponde a duração da confiança, dos Liderados, na eficácia e eficiência do Líder em apoiá-los em SEUS objetivos.

A Liderança é situacional: conforme as circunstâncias mudam, novas competências tornam-se necessárias e novo(s) Líder(es) passa(m) a ser SEGUIDO(S).



Gerente
Executivo => Chief Executive Officer (CEO [1])   é o principal representante em uma Organização Privada
Presidente / Governador / Prefeito é o principal representante em uma Organização Estatal (para cada Ente Federado)

·         Principal foco é a PRODUTIVIDADE: Maximizar Resultados,   Minimizando os Recursos  empregados para obter estes Resultados.


Líder: Empreendedor => não cabe a referência hierárquica. É importante em qualquer situação / cargo onde seja necessário inovar as Visões, Processos e / ou Produtos individuais ou coletivos.
  
·         Principal foco é a CRIATIVIDADE: Maximizar Valor, Minimizando os Esforços   empregados para obter este Valor.


Gerenciar: cuidar do correto funcionamento de um Processo / Organização. Principais itens de atuação:

·         Atividades

·         Custos

·         Educador: identificar quem possuí ou transferir os Conhecimentos / Sentimentos que manterão o funcionamento do Processo / Organização

·         Definir e Obter o Número de Pessoas Alocadas para cada Perfil necessário às Atividades

·         Prazo

Para cada item acima deve-se:

·         Planejar

·         Executar o Plano

·         Verificar os Resultados, Avaliar os Desvios em Relação ao Plano

·         Corrigir os Desvios

Retornando à atividade de Planejar até atingir os objetivos ou cancelar o plano / projeto (Ciclo PDCA - (plan-do-check-action))


Liderar: Identificar a Necessidade e Propiciar as Condições para a Criação / Reinvenção de Processo / Organização para atendê-la. Principais itens de atuação:

·         Visão do Empreendimento / Iniciativa

·         Valor que pode ser gerado (não só monetário)

·         Educante / Aprendente: a produção conjunta dos Conhecimentos / Sentimentos que suportarão o Empreendimento / Iniciativa

·         Atração e Conquista Contínua, das Pessoas alinhadas à Visão e com Competências para ser CoCriadoras do Empreendimento / Iniciativa

·         Orquestrar a Convivência durante o período necessário para a realização do Empreendimento / Iniciativa


[1] Chief executive officer (CEO), é um termo em inglês para designar a pessoa com a mais alta responsabilidade ou autoridade numa organização.


As reflexões acima fazem parte de um estudo da validade e significado de Governança e Liderança em Redes Sociais.

Convido quem tiver interesse no assunto a acompanhar / colaborar no Blog abaixo,  onde esta mensagem será acrescentada:

Redes_Sociais_Governança_Liderança
Estudar se e como os conceitos de Governança e Liderança se aplicam em Redes Sociais. Leituras iniciais neste blog: => Proposta de aprendizado por experimentação e troca de informações --- (13/06/2010) => Outros espaços em que o assunto está em estudo --- (13/06/2010)

Também em:

Fórum Portal Gestão Discussão Geral
=[E=R]
 Governança e Liderança Redes Sociais? Como?

http://www.portal-gestao.com/forum.html?func=view&catid=15&id=1295

Todos os Fóruns >> [Fóruns de GC em áreas de aplicação] >> GC na área de TI >> [E=R] Governança e Liderança em Redes Sociais? Como?

http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tm.asp?m=6474&forumid=35


Escola de redes - A escola é a rede
Uma rede de pessoas dedicadas à investigação sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving.

[E=R] Governança e Liderança em Redes Sociais? Como?


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Grande Irmão- opss, Líder - da Coréia do Norte está no Twitter !!!!

O Grande Irmão - opss, Líder - da Coréia do Norte está irritado e inconformado com a imagem deturpada que os Meios de Comunicação projetam de sua Magnífica Pessoa  e de seu Maravilhoso País – exceto os internos, devidamente orientados por seus Sábios Censores - opsss, quero dizer,  Funcionários Zelosos do Partido  - encarregados de garantir a Correta Interpretação da Verdade dos Fatos aos que teimam em perceber  versões não autorizadas pelo Sábio Partido Comunista.

O Maravilhoso Líder deste Avançado País também foi tirado do sério pelas continuas tentativas da Coréia do Sul de usar balões atmosféricos, com Material Informacional Não Homologado pelo Partido, para contaminar a Maravilhosa Visão do Mundo construída, durante tantos anos, através do Correto Uso dos Meios de Comunicação do País, para divulgar apenas a Realidade da Vida. Sem as divagações e contaminações produzidas pela Mídia Capitalista e, pasmem, por estes desocupados e pouco virtuosos freqüentadores desta moderna invenção do Diabo - opsss, me confundi com o discurso da Inquisição – dos Capitalistas Malvados: a Internet. Em todas as suas manifestações demoníacas – opss, novamente – revisionistas, tais como Blogs, Facebook, Twitter, etc. sobre os quais o Partidão não descobriu Meios de Controle – opss, de novo – Processos de Garantia de Conformidade com a Realidade Correta, conforme as Revelações – opss – Conclusões dos Congressos Populares, devidamente orientados pelos Anciões – opss – Membros Mais Devotados do Partido Comunista.

Na falta deste Processos de Garantia de Conformidade com a Realidade Correta, no melhor interesse de manter o correto funcionamento da fantástica Sociedade Norte Coreana, o Grande Líder proíbe a utilização destas tecnologias pela população não preparada para resistir a estas Perversões da Ordem Estabelecida. E aí surge este desrespeito da Coréia do Sul e seus Balões da Mentira. O Grande Líder decidiu então retalhar via Twitter.

E, pasmem, o mundo não pode se beneficiar desta Maravilhosa Sabedoria disponibilizada pelo Grande Líder da Coréia do Norte por não saber ler COREANO – suas mensagens são postadas apenas em sua própria língua. É típico da falta de DISCIPLINA,  ORGANIZAÇÂO e PREPARO dos degenerados do Ocidente, mal acostumados a exigir de suas Organizações (Empresas, Governos, Partidos Políticos, etc.) que se expressem nos termos dos seus cidadãos e procurem atender suas expectativas. UM ABSURDO!!!


Ditador norte-coreano, Kim Jong-il (de óculos), cria conta no Twitter e no YouTube para difundir propaganda oficial
Ditador norte-coreano, Kim Jong-il (de óculos), cria conta no Twitter e no YouTube para difundir propaganda oficial
Bom Dia Brasil 


Edição do dia 18/08/2010
18/08/2010 07h58 - Atualizado em 18/08/2010 08h22

Ditador Kim Jong Il, da Coreia do Norte, abre conta no Twitter

O país abriu uma conta no You Tube. Kim Jong Il também abriu uma conta no Twitter. Está em coreano, mas já tem mais de seis mil seguidores em todo mundo, muitos confessando que não entendem nada.


ROBERTO KOVALICK
Tóquio

Há décadas, as duas Coreias se enfrentam em uma guerra de informação. Os sul-coreanos apelam para uma velha tática: balões para mandar mensagens para os vizinhos do norte, já que eles não têm computador. Rádio e TV só pegam emissoras estatais.
O ditador norte-coreano decidiu contra-atacar usando as armas mais modernas do mundo da internet.
O país abriu uma conta no You Tube e está divulgando vídeos com propaganda da ditadura comunista. Kim Jong Il também abriu uma conta no Twitter, o popular site de mensagens. Está em coreano, mas já tem mais de seis mil seguidores em todo mundo, muitos confessando que não entendem nada do que está escrito ali.
Segundo agências sul-coreanas, o departamento de Estado americano viu de forma positiva a entrada da Coreia do Norte nas redes sociais, já que poderia facilitar o fluxo de informações. Na prática, vai ser muito difícil. Sem nenhum acesso a computadores e sob uma violenta censura, a maioria dos norte-coreanos não faz ideia do que sejam Twitter, You Tube e, muito menos, internet.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sete Leis Espirituais do Sucesso - com um programa semanal para atingir a realização pessoal

As Sete Leis Espirituais do Sucesso
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As Sete Leis Espirituais do Sucesso (do original em inglês The Seven Spiritual Laws of Success) é um livro de auto-ajuda do autor e físico Deepak Chopra, no formato de livro de bolso, livremente inspirado em conceitos hinduístas e espiritualistas, e lançado em 1994 nosEstados Unidos, que prega a ideia de que o sucesso pessoal não é resultado de trabalho duro, planos precisos ou ambição desmedida, mas ao invés é o resultado da compreensão de nossa natureza básica como ser humano e de como seguir as leis da natureza[1][2]. Segundo o livro, quando entendermos essas leis e as aplicarmos em nossas vidas, tudo o que quisermos pode ser criado, “porque o mesmo campo que a natureza utiliza para criar uma floresta, uma galáxia, ou um corpo humano, também pode efetuar a realização de nossos sonhos”.[3][4] O "sucesso" referido por Chopra é o sucesso espiritual, da mente e do bem-estar interior das pessoas, e não necessariamente envolve o sucesso financeiro.[5]
O livro vendeu 1,5 milhão de cópias nos Estados Unidos e cerca de 3 milhões no resto do mundo[6], e figurou na lista dos 10 livros mais vendidos do jornal The New York Times[7].

Índice
 [esconder]
·         2 Referências
·         3 Ver também
·         4 Ligações externas

Resumo das Sete Leis Espirituais
O livro é estruturado em capítulos, cada um apresentando uma das “sete leis espirituais do sucesso”, conforme resumido a seguir[8][9][10] :
1. Lei da Potencialidade Pura – A fonte de toda criação é a consciência pura ou pura potencialidade buscando a expressão do não-manifesto para o manifesto. Com a prática diária do silêncio, da meditação, e do não-julgamento, e com a percepção de que nosso verdadeiro Eu é de pura potencialidade, nós nos alinhamos com o poder que tudo manifesta no Universo e obtemos o que desejamos.
2. Lei da Doação[11] - O universo opera através de trocas dinâmicas. Dar e receber são diferentes aspectos do fluxo de energia. Com a nossa disposição de dar o que buscamos, mantemos a abundância do Universo em nossas vidas. A força motriz por trás da doação deve ser a felicidade – se quiser amoralegria ou coisas boas, dê o mesmo aos outros.
3. Lei do Carma ou Causa e Efeito – Colhemos o que plantamos. Toda ação gera uma força de energia que retorna de modo análogo. Quando nossas ações e escolhas conscientes trazem felicidade e sucesso para os outros, o fruto de nosso carma será alegria e sucesso.
4. Lei do Mínimo Esforço – A inteligência da natureza funciona sem esforço – as flores não tentam desabrochar, elas desabrocham; os pássaros não tentam voar, eles voam. Se buscamos poderdinheiro ou felicidade para a satisfação do ego, desperdiçamos energia; mas se nossas ações são motivadas por amor, harmonia e alegria, nossa energia se multiplica e podemos usar o excedente para criar o que quisermos.
5. Lei da Intenção e do Desejo – “Inerente a toda intenção e desejo, está a mecânica para a sua realização. E quando colocamos uma intenção no campo da pura potencialidade, colocamos este poder organizador infinito para trabalhar para nós”. No nível da mecânica quântica, o universo é uma extensão de nosso corpo, e nossa intenção detona transformações de energia e informação, e organiza sua própria realização.
6. Lei do Distanciamento – No distanciamento está a sabedoria da incerteza, e nesta sabedoria está a liberdade em relação ao nosso passado, ao conhecido, que é a prisão do condicionamento passado. Quando nos abrimos ao desconhecido, ao campo de todas as possibilidades, nos entregamos à mente criativa que orquestra a dança do universo. O apego é baseado no medo e na insegurança, e cria ansiedade. O apego excessivo aos bens materiais – símbolos transitórios do Eu – traz a sensação de inutilidade e vazio.
7. Lei do Darma ou do Propósito de Vida – “Todos têm um propósito na vida... algo único para dar aos outros. E quando misturamos este talento com o serviço aos outros, experimentamos o êxtase de nosso próprio espírito, o que é objetivo último de todos os objetivos”. Primeiro, devemos descobrir nosso verdadeiro eu; depois, expressar nossos talentos especiais; e finalmente, usar este nosso dom para servir a humanidade.

Referências
3.     (em português) CHOPRA, Deepak. As Sete Leis Espirituais do Sucesso, pp. 22-23. Rio de Janeiro, Editora Best-Seller:2009 (tradução de Alice Xavier).
4.     (em inglêsAbout.com – Hinduism: The Seven Spiritual Laws of Success by Dr. Deepack Chopra (crítica do livro escrita por Subhamoy Das, About.com)

Ver também
§  Carma

Ligações externas
§  (em portuguêsResumo das Sete Leis Espirituais (pelo Dr. José Pedro T. Novaretti)


DEEPAK CHOPRA - AS 7 LEIS ESPIRITUAIS PARA O SUCESSO E A PROSPERIDADE - 10 minutos

Resumo do livro de DEEPAK CHOPRA - AS 7 LEIS ESPIRITUAIS PARA O SUCESSO E A PROSPERIDADE, elaborado e narrado por Mirna Grzich.  



Deepak Chopra - As sete leis espirituais do sucesso (Dublado) - 34 minutos


1ª Lei da Potencialidade Pura 

2ª Lei da Doação 

3ª Lei do Carma ou da Causa e Efeito 

4ª Lei do Mínimo Esforço 

5ª Lei da Intenção e do Desejo 

6ª Lei do Distanciamento 

7ª Lei do Darma ou do Propósito de Vida Todo mundo tem um talento.

E, quando esse dom beneficia os outros, chega-se à exultação do espírito - que é o objetivo supremo na vida.

 Aplique o darma em sua vida com os seguintes passos:

Nutra a divindade que existe em você, prestando atenção ao que anima seu corpo e sua mente. 

Faça uma lista de seus talentos únicos. Depois, produza outra relação das coisas que adora fazer quando expressa esses talentos.
Diga então: “Eu os expresso e os ponho a serviço da humanidade, perco a noção do tempo e crio abundância em minha vida e na dos outros”. 

Pergunte-se diariamente: “Como posso servir?” e “Como posso ajudar?”. 

As respostas permitirão ajudar seus semelhantes com amor. 

Para Chopra, assumimos uma forma física para cumprir um intento particular nesta existência. Isso quer dizer que cada um de nós apresenta um talento e uma maneira singular de expressá-lo - algo que a gente pode fazer melhor que todo mundo. 

Dessa forma, trabalharemos com amor, sem perceber o passar das horas. “É como tecer roupas com fios que vêm do coração”, ensina o poeta Kalil Gilbran.
Já parou um pouquinho para pensar nisso?
Afinal, sempre existe tempo para revolucionar a vida.«

________________________________________
As Sete Leis Espirituais Do Sucesso

(DR. DEEPAK CHOPRA)



_________________________________
As Sete Leis Espirituais do Sucesso
por : VanCris    

As Sete Leis Espirituais do Sucesso

Domingo:
Lei da potencialidade pura - reserve um momento do dia para ficar só e fazer uma meditação silenciosa. Reserve um período do dia para comungar com a natureza. Pratique diariamente o preceito: “hoje não julgarei nada”.

Segunda-feira:
Lei da doação – Ofereça sempre algo às pessoas com quem tiver contato (Cumprimento, pensamento positivo, oração, benção). Agradeça as dádivas oferecidas pela vida, como a beleza da natureza, e tenha abertura para continuar recebendo-as. Deseje em silêncio, toda vez que entrar em contato com alguém, que tenha uma vida próspera e feliz!

Terça-feira:
Lei do karma – Observe sempre as escolhas que vai fazer e se pergunte: Quais serão as conseqüências delas para mim e os outros? Peça orientação ao seu coração, que é muito intuitivo.

Quarta-feira:
Lei do mínimo esforço – Aceite pessoas e fatos como se manifestarem. Não se volte contra o Universo, lutando contra o presente! Seja responsável pelas situações e não culpe ninguém! Desista de impor sua opinião aos outros! Tenha abertura a todos os pontos de vista e não se prenda a nenhum!

Quinta-feira:
Lei da intenção e do desejo – Faça uma lista de todos os seus desejos. Olhe para ela antes de meditar e, também, antes de dormir e ao acordar. Libere a lista dos seus desejos no plano cósmico, que tem desígnios maiores para você do que possa conceber. Confie! Esteja consciente do momento presente!

Sexta-Feira:
Lei do Desapego – Comprometa-se com o desapego. Dê a si próprio e aos outros a liberdade de ser o que é. Participe de tudo, mas com envolvimento distanciado. Saiba que estando disponível para aceitar a incerteza, a solução virá do próprio problema. Tenha abertura para uma infinidade de escolhas, experimentando toda a magia, mistério e aventura da vida!

Sábado:
Lei do propósito de vida – Nutra com amor a divindade que habita em você! Tenha consciência da atemporalidade do ser eterno. Faça uma lista de seus talentos únicos e do que adora fazer e saiba que quando os põe a serviço da humanidade, cria abundância na sua vida e na de outras pessoas. Pergunte-se diariamente: “Como posso servir?” “Parece-me fácil viver sem ódio, coisa que nunca tive. Mas sem amor, acho impossível”.

(Autor: Deepak Chopra – Editora Best Seler)
Publicado em: setembro 01, 2007

_______________________________________________

Em meu blog pessoal (Sinapses de Gaia):