Pesquisar este blog

domingo, 30 de janeiro de 2011

Mauro Segura (líder de Marketing e Comunicação da IBM Brasil): a experiência da IBM com Mídias e Redes Sociais

"Conheço várias empresas que se lançaram no mundo dos blogs sem um planejamento adequado. Algumas delas não sabiam o que queriam ou não tinham um objetivo claramente estabelecido. Daí a coisa não funcionou e a frustração inibiu novas iniciativas no mundo da web 2.0.

Numa empresa como a IBM, onde existem milhares de blogs, internos e externos, eu vejo de tudo: blogs que dão certo, outros que não sobrevivem e alguns que pegam no tranco. Enfim, a experiência tem mostrado que existem passos iniciais importantes para um projeto de blog dar certo.
"
Mauro Segura -  líder de Marketing e Comunicação da IBM Brasil



Claudio E. Próspero
prosperoclaudio Claudio E. Próspero @maurosegura: Se eu tivesse que resumir todo o texto acima em poucas palavras, eu diria que os executivos não blogam por 2 motivos básicos:

Claudio E. Próspero
prosperoclaudio Claudio E. Próspero 
1- Porque acham que vão perder tempo; 2- Porque têm medo do diálogo.
Claudio E. Próspero
prosperoclaudio Claudio E. Próspero 
10 motivos por que os executivos não blogamaquintaonda.blogspot.com/2010/11/execut… via @AddThis
Claudio E. Próspero
prosperoclaudio Claudio E. Próspero 
E se tudo que foi dito não basta, fique sabendo que o seu concorrente já está fazendo isso. Você vai deixar ele passar a sua frente?
Claudio E. Próspero
prosperoclaudio Claudio E. Próspero 
Dez razões para sua Empresa aderir às Redes Sociaisaquintaonda.blogspot.com/2009/03/dez-ra… via @AddThis
maurosegura
maurosegura maurosegura 
 by prosperoclaudio
Como identificar uma crise nas mídias sociais: http://bit.ly/f1iQc9
Claudio E. Próspero
prosperoclaudio Claudio E. Próspero 
13 dicas básicas para as empresas que vão começar em mídias sociais aquintaonda.blogspot.com/2010/08/dicas-… via @AddThis
Claudio E. Próspero
prosperoclaudio Claudio E. Próspero 
Hare baba! O que fazer quando um empregado espinafra a empresa numa mídia social?aquintaonda.blogspot.com/2009/08/hare-b… via @AddThis
maurosegura
maurosegura maurosegura 
 by prosperoclaudio
Apenas 12% dos presidentes de empresa têm perfil no Twitter ou Facebook, pouco né? http://bit.ly/h1nuyP
maurosegura
maurosegura maurosegura 
 by prosperoclaudio
Tem algo errado acontecendo com a Dell http://bit.ly/efRcl7
»
Claudio E. Próspero
prosperoclaudio Claudio E. Próspero 
Crítica leva Brastemp ao topo do Twitter - Marketing - EXAME.comexame.abril.com.br/marketing/noti… via @exame_com



Claudio E. Próspero
prosperoclaudio Claudio E. Próspero 
Have we reached a world of infinite information ?http://escoladeredes.ning.com/profiles/blogs/have-we-reached-a-world-of
SBGC
sbgcnacional SBGC 
 by prosperoclaudio
RT @ffukunacci: Empresas do Século XX, pessoas do Século XXI: A Economia da Colaboração http://ow.ly/3MCH9

Comunicação e Comportamento na Era da Sociedade Digital

O Autor

Mauro Segura
Formado em Engenharia, com pós-graduação em Marketing e Comunicação. Mais de 20 anos de experiência em comunicação, marketing e vendas. Atual líder de Marketing e Comunicação da IBM Brasil. Ocupou posições de liderança na Embratel, Intelig e Unisys.

Livro recomendado:


Livro recomendado

Dez Posts Recomendados



O que é a Quinta Onda?

Alguns colegas me perguntam a respeito do nome do blog. O nome “A Quinta Onda” vem de uma matéria publicada na VOCÊ S/A de Julho de 1999, em plena bolha da internet. A revista completava o primeiro aninho de vida e, para comemorar, preparou uma série de artigos especiais. O artigo "A QUINTA ONDA É SEU FUTURO" , de Clemente Nóbrega, foi emblemático. Há menos de 10 anos ele falava de um novo mundo: uma era digital, virtual e sem fronteiras. Também vislumbrava uma revolução na comunicação, no relacionamento entre pessoas e empresas. Tinha uma parte do texto que ele dizia algo do tipo: "O fato central é a internet. Sabemos que estamos decolando rumo a algo, mas não sabemos ainda. Só sabemos que é algo grande e transformador". Esse conceito ficou gravado na minha memória. 

Não deixe de ler o artigo AQUI

A leitura do artigo fica mais especial se embarcarmos na máquina do tempo e voltarmos para 1999. Veja algumas coisas que rolavam naquele época:

- A IBM rodava uma intensa campanha publicitária reforçando o conceito do termo e-business, que havia sido lançado no ano anterior, e dizendo que a internet ia mudar tudo.

- O mercado de busca era dominado pelo Yahoo, que abria seu escritório no Brasil exatamente em junho de 1999.

- Uma companhia chamada Google havia sido criada no ano anterior, ou seja, não tinha ainda nem um ano completo de vida e era desconhecida.

- A American On-Line dominava o mundo. No final de 1999, a AOL iria adquirir a Time-Warner por mais de 180 bilhões de dólares, num negócio sem precedentes. Na mesma época, a AOL começava a operar no Brasil eanunciava a distribuição gratuita de 20 milhões de CDs de instalação do software. Lembro-me que a grande tacada de marketing da AOL foi no ano seguinte, quando investiu mais de 20 milhões de dólares no patrocínio do Rock in Rio.

-O mercado de browsers era dominado pela NETSCAPE. O período de 95 a 99 foi conhecido como a guerra dos browsers. A decisão da Microsoft de distribuir gratuitamente o Internet Explorer fez a Netscape sumir do mapa nos anos seguintes.

- A Microsoft se fingia de morta a respeito da Internet.

-O comércio eletrônico engatinhava, ainda era mais promessa do que realidade. 

- A Amazon tinha apenas quatro anos de vida, mas já faturava 1,6 bilhões de dólares. No entanto, a empresa ainda funcionava no vermelho e era difícil achar um jeito do negócio dar lucro. A mídia questionava o sucesso do modelo de negócio e a longevidade da Amazon, apesar do faturamento aumentar ano a ano.

- Ninguém falava em blogs, Google, wikis e Orkut. Aliás, esses nomes nem existiam. Redes Sociais Virtuais soavam como algo de futuro e desconhecido, mas já era alvo de artigos na mídia.

- A Apple vivia um período de águas paradas e meio sem novidades. Steve Jobs havia retornado para empresa em 1997 para recolocar a Apple nos trilhos. 

Em 1999 a empresa lança o iMac, que fez sucessocomo design e projeto, mas trouxe pouco dinheiro para empresa. No entanto, o iMac de Steve Jobs reposicionou a Apple como uma empresa inovadora. O primeiro iPod só iria aparecer em 2001.

- Em 1999 havia “apenas” cerca de 15 milhões de celulares no país. Os modelos que bombavam na época eram: Nokia 2160, Gradiente Sky e Motorola Startac.

- Entrava em operação o sistema global de telefonia Iridium, da Motorola, com investimento anunciado de cinco bilhões de dólares. A rede continha 66 satélites e pretendia oferecer um serviço de telefonia para qualquer lugar no mundo, com qualidade de som idêntica à de uma ligação local. Essa revolução tinha um preço alto: o aparelho custava mais de quatro mil dólares, mais 300 reais de habilitação e 30 reais de assinatura. O projeto não decolou e virou um micaço para Motorola, mas a rede ainda existe, com serviço e alcance bem mais modesto que o planejado.

- No Brasil, o segmento de Telecomunicações era privatizado. Em 1999, o brasileiro comum ainda esperava meses para ter uma linha fixa de telefone instalada em sua residência, pagando alguns milhares de reais, num mercado dominado pelas estatais. Em SP era a Telesp. No Rio era a Telerj. DDD e DDI, só via Embratel. A insatisfação era geral.

- Uma página de usuários insatisfeitos da Telerj deu origem à série brasileira "Eu odeio". Criada em 1996, a página se tornou um sucesso nos anos seguintes, mais especialmente em 1999, no período da privatização das telecomunicações. A página conseguiu aglutinar um batalhão de consumidores insatisfeitos com os serviços da operadora carioca. O sucesso foi tanto que outros endereços tiveram de ser abertos. Agora é possível, pelo site Eu Odeio a Telerj, o envio automático de mensagens de reclamação para a Telerj e a Anatel.

- Não existia banda larga, nem banda pequena. A conexão que usávamos para acessar a internet era via linha telefônica discada comum. Quem passou por essa fase lembra muito bem do barulhinho de conexão do modem. Ou falávamos pelo telefone ou conectávamos nossos “potentes” computadores, não dava para fazer as duas coisas ao mesmo tempo via linha discada.

- Em 1999 todos só falavam no tal “Bug do Milênio”. Parecia que o mundo estava prestes a acabar.

Mas uma coisa não mudou. Naquela época, segundo a Interbrand, as três marcas mais valiosas do mundo eram Coca-Cola, Microsoft e IBM. Em 2008, elas continuam sendo as mais valiosas. A única mudança é que a IBM agora ocupa o segundo lugar.


Enfim, depois dessa viagem, o que podemos esperar nos próximos dez anos? Como estaremos em 2018?

Considere que tudo isso que falei tem apenas nove anos passados, mas parece tão distante...


Também aqui estamos conversando e aprendendo sobre como as Organizações se adaptarão, ou não, às Redes Sociais:

TRANSIÇÃO ORGANIZACIONAL


TRANSIÇÃO ORGANIZACIONAL   

Transição Organizacional | A transição da organização piramidal para a organização em rede.
Membros: 185
Última atividade: 22 Jan

QUAL O TRABALHO DESTE GRUPO

Este grupo foi criado para elaborar coletivamente um programa de transição organizacional: da organização piramidal para a organização em rede. O nome provisório deste programa é TRANSIÇÃO. Trata-se de uma experiência inicial - assemelhada, talvez, ao crowdsourcing - que não sabemos ainda como vai funcionar.

Transição é um programa de sustentabilidade para organizações baseado na evidência de que tudo que é sustentável tem o padrão de rede.

O objetivo do programa é criar condições para que empresas e outras instituições hierárquicas encontrem o seu próprio caminho de busca da sustentabilidade (organizacional).

O programa prevê a transição (substituição gradual) dos modelos de gestão baseados em comando-e-controle para modelos de gestão compartilhada visando a construção de sistemas de governança em rede no qual estejam conectados não apenas os colaboradores internos da organização mas também uma parte expressiva de seus demais stakeholders.

Uma vez desenvolvido este programa, ele será de Domínio Público. Isso significa que qualquer pessoa poderá aplicá-lo em qualquer organização, seja por meio de trabalho voluntário ou remunerado, desde que seja preservado o direito moral dos seus autores e da Escola-de-Redes.

Serão considerados autores os que trabalharem no desenvolvimento do programa (propondo elaborações detalhadas para cada uma de suas fases) e não apenas os que se registrarem neste grupo. Só devem se registrar neste grupo os que estiverem dispostos a trabalhar no programa.

Clique AQUI para ver a proposta inicial.

Quem não concordar com este projeto pode abrir outro grupo.

Três leituras importantes sobre o tema deste Grupo:

TASPCOTT, Don & WILLIAMS, Anthony (2006). Wikinomics. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

HOWE, Jeff (2008). Crowdsourcing (O poder das multidões: por que a força da coletividade está remodelando o futuro dos negócios). Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FRANCO, Augusto (2008). Tudo que é sustentável tem o padrão de rede: sustentabilidade empresarial e responsabilidade corporativa no século 21. Curitiba: Escola-de-Redes, 2008.

Mais uma referência importante:

BRAFMAN, Ori & BECKSTROM, Rod (2006): The Starfish and the Spider. NY: Penguin Group, 2006 (não está disponível online, mas existe tradução brasileira: Quem está no comando? A estratégia da estrela-do-mar e da aranha: o poder das organizações sem líderes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007).

Fórum de discussão

Augusto de Franco

PROPOSTA INICIAL 47 respostas 

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Rebeca Paciornik Kuperstein 22. Ago, 2010.
Augusto de Franco

9 | Constituição da organização virtual (espelho) paralela 7 respostas 

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Hainner Azevedo 12. Jun, 2010.
Augusto de Franco

11 | Geração da nova organização 1 resposta 

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de José Gilberto Formanski 1. Jun, 2010.
Augusto de Franco

4 | Constituição do Embrião da Rede 11 respostas 

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Augusto de Franco 27. Maio, 2010.
Hainner Azevedo

Cmo traduzir uma experiência desta num ambiente corporativo, com eficiência de medição 3 respostas 

Iniciado por Hainner Azevedo. Última resposta de José Gilberto Formanski 27. Maio, 2010.
Augusto de Franco

5 | Implantação do SMA - Sistema de Monitoramento e Avaliação2 respostas 

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Conrado Pereira Rosa 3. Maio, 2010.
Augusto de Franco

1 | Sensibilização 27 respostas 

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Evandro Sanguinetto 18. Jan, 2010.
Augusto de Franco

BIBLIOGRAFIA PARA TRANSIÇÃO ORGANIZACIONAL

Iniciado por Augusto de Franco 23. Dez, 2009.
Augusto de Franco

2 | Diagnóstico do Padrão Organizacional (Mapa da Organização e Mapa dos Stakeholders) 6 respostas 

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Marco Antonio Vincenzi 13. Dez, 2009.
Augusto de Franco

UMA DISCUSSÃO ACUMULADA SOBRE O TEMA 8 respostas 

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Gabriel R. de Andrade Silva 15. Out, 2009.
Sergio Storch

Criar cadeias de conhecimento pode ser um caminho para a transição? 4 respostas 

Iniciado por Sergio Storch. Última resposta de Sergio Storch 8. Set, 2009.
Augusto de Franco

7 | Avaliação do Piloto 1 resposta 

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Moema Cotrim Saes 14. Abr, 2009.
Augusto de Franco

10 | Avaliação e decisão final

Iniciado por Augusto de Franco 9. Abr, 2009.
Augusto de Franco

8 | Generalização da Transição

Iniciado por Augusto de Franco 9. Abr, 2009.
Augusto de Franco

6 | Constituição da Rede

Iniciado por Augusto de Franco 9. Abr, 2009.
Augusto de Franco

3 | Decisão de iniciar a Transição

Iniciado por Augusto de Franco 9. Abr, 2009.

    Redes_Sociais_Governança_Liderança

    Estudar se e como os conceitos de Governança e Liderança se aplicam em Redes Sociais. Leituras iniciais neste blog: => Proposta de aprendizado por experimentação e troca de informações --- (13/06/2010) => Outros espaços em que o assunto está em estudo --- (13/06/2010)


    -- 
    Atenciosamente. 
    Claudio Estevam Próspero 
    http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
    http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
    http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
    http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
    http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)

    Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

    Nossa Espécie (Homo Sapiens Sapiens Demens - Edgar Morin) Agradece!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário